A convite da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), a Ordem dos Notários, representada pela Dra. Lúcia Ataíde, participou no Curso Preparatório de Introdução ao Estudo de Direito.
Nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, a Dra. Lúcia Ataíde explicou a dezenas de alunos presentes as bases do direito notarial.
“O notário, ao exercer, além da função estritamente documental, uma função jurídica que consiste na adaptação da vontade dos particulares ao ordenamento jurídico, contribui para a segurança jurídica preventiva, estimulando e ampliando a cultura do bem comum e da paz social”, explicou a Dra. Lúcia Ataíde na sua intervenção.
Depois de explicar aos presentes o funcionamento da profissão e de esclarecer as dúvidas apresentadas, a Dra. terminou a intervenção com a leitura do decálogo aos alunos.
O decálogo, recorde-se, são os princípios ou orientações fundamentais que guiam a conduta ética e profissional dos notários.
O curso, destinado a estudantes do 12.º ano e do 1.º ano de cursos de Direito (1.º ciclo), decorreu de 2 a 6 de setembro e foi o primeiro organizado pela instituição. Ao longo da semana, a FDUL proporcionou aos jovens inscritos fundamentos essenciais do Direito, permitindo-lhes adquirir uma base sólida através de sessões orientadas por docentes e reputados especialistas.