Decorreu, entre os dias 18 e 20 de setembro, em Tenerife, a II Reunião da Conferência dos Ministros da Justiça dos Países Ibero-Americanos (COMJIB) e da Conferência dos Ministros da Justiça da Língua Oficial Portuguesa (CMJPLOP).
O notariado foi um dos temas centrais do encontro, destacando-se a intervenção do Presidente do Conselho Geral do Notariado Espanhol, José Ángel Martínez Sanchiz.
O Rei Felipe VI, que presidiu à inauguração conferência que junta os Ministros da Justiça dos vários países, aproveitou o momento para transmitir solidariedade para com Portugal devido aos incêndios.
A Ordem dos Notários esteve representada na pessoa do Bastonário Jorge Batista da Silva, que integrou a delegação portuguesa chefiada pela senhora Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice.
Na sua intervenção, a Ministra da Justiça destacou a importância da digitalização na melhoria da cooperação judiciária e na segurança dos cidadãos. Rita Alarcão Júdice sublinhou ainda a disponibilidade do Ministério da Justiça e da Ordem dos Notários Portugueses para colaborar com os demais Estados-membros, na integração de soluções jurídicas e tecnológicas.
“A digitalização, de que hoje já tanto ouvimos falar, assume maior centralidade quando as fronteiras são cada vez mais ténues e se pretende que a circulação de cidadãos se torne menos dependente de processos burocráticos. Neste caso, importa destacar o importante Acordo de Mobilidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, afirmou por fim.