Em 2016, na continuação do
Plano 2020
dos Notários da Europa, Paolo Pasqualis pretende concentrar a ação do CNUE na aplicação da regulamentação europeia em matéria de sucessões internacionais, que entrou em vigor desde 17 de agosto de 2015.
Após o sucesso do seu primeiro programa de formação "Europa para os Notários - Notários para a Europa", o CNUE iniciará um novo programa em 2016 que prevê a organização de 11 seminários em 11 Estados-Membros, o primeiro dos quais será realizado em Viena a 29 de janeiro. O CNUE também apoiará o trabalho da Associação da Rede Europeia de Registos de Testamentos para interligar registos de testamentos na Europa, para além dos registos de Certificados Europeus de Sucessão.
Facilitar a colaboração entre notários europeus será outra prioridade da presidência de Paolo Pasqualis, em particular através da plataforma eletrónica EUFides, que permite que dois notários de diferentes países trabalhem juntos num contrato transfronteiriço. A Rede Europeia Notarial também continuará a ser desenvolvida com a implementação em 2016 de uma ferramenta para a troca de informações on-line entre os notários europeus.
Paolo Pasqualis declarou: "Tanto a nível prático como legal, o CNUE e as instituições europeias estão a caminhar na direção certa. Isto significa encontrar soluções eficazes para os profissionais, que devem garantir que são aplicadas corretamente na prática, e para os cidadãos, que beneficiam da segurança jurídica cada vez mais forte em situações transfronteiriças. Vamos manter este foco em 2016."
Mais informações úteis (CV, fotos, etc.) estão disponíveis aqui.