A sede, que ocupa o andar térreo de um edifício recentemente recuperado, nas avenidas novas de Lisboa, convida todos os que a visitam a fazerem uma viagem pela história do Notariado, desde o seu início, data que, em Portugal, se confude com a própria fundação do país.
Nesta cerimónia, rica em simbologia e significado, e no ano em que se celebram 100 anos da sua nomeação como notária, será ainda prestada homenagem à primeira notária portuguesa e europeia, Aurora Teixeira de Castro (1891-1938), cujo papel como escritora e ativista pelos direitos das mulheres é igualmente reconhecido.
Para Jorge Batista da Silva, Bastonário da Ordem dos Notários, “A aquisição de uma sede própria é um sonho antigo de todos os Notários e que se vê agora concretizado. Pretendemos que este seja um espaço aberto a todos os que vivem o Notariado e que seja o pólo centralizador do Notariado português em todas as suas vertentes, organizacional, científica e cultural.”.
A Ordem dos Notários é a entidade representativa dos Notários portugueses e foi criada em março de 2006. Conta, atualmente, com 507 associados que são responsáveis por 438 Cartórios Notariais instalados em todo o Portugal Continental e Ilhas e que atendem mais de um milhão de cidadãos por ano.
Programa completo da inauguração em https://inauguracao-sede.notarios.pt/